Notícias

Representantes da DPU tomam posse em Conselho Social da UFPE

Recife – Uma ação que une a Defensoria Pública da União (DPU) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em prol de pautas relevantes para a população. Os defensores públicos federais André Carneiro Leão, como titular, e Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, como suplente, tomaram posse como membros do Conselho Social da universidade.

A cerimônia aconteceu em formato presencial no Auditório João Alfredo da Reitoria da instituição de ensino superior na sexta-feira (11). O mandato dos representantes tem duração de dois anos.

André Carneiro Leão, que também é defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco (DRDH/PE), destaca que a importância dessa oportunidade. “O Conselho Social é um órgão consultivo que permite a abertura da Universidade Pública para o diálogo com a sociedade. Essa é uma boa prática que deve servir de exemplo para democratizar toda a Administração Pública”, afirmou após a cerimônia.

O Conselho Social da UFPE é um órgão representativo da sociedade que contribui para definição das políticas institucionais da universidade. As discussões dos próximos encontros do grupo devem seguir quatro eixos: políticas de cotas, extensão, inclusão digital e o eixo econômico e ambiental.

Sobre os temas, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destacou a importância de se discutir as questões de cotas. “Os sistemas de cotas e a diversidade são temas que considero muito urgentes, pois, neste ano, a lei de cotas completa 10 anos e, segundo ela própria, é necessário que seja reavaliada”, disse.

*Com informações UFPE

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União