Defensoras e Defensores Regionais de Direitos Humanos (DRDHs)

As Defensoras e Defensores Regionais de Direitos Humanos (DRDHs) estão presentes nas unidades da DPU nas capitais dos Estados e no Distrito Federal, coordenando e subsidiando regionalmente a atuação coletiva das defensoras e dos defensores públicos federais, mantendo bancos de dados de processos coletivos instaurados pela DPU em seus territórios, com comunicação à/ao Defensor Nacional de Direitos Humanos. 

Entre as atribuições das/dos DRDHs está a de promover diretamente medidas de assistência jurídica coletiva em favor dos grupos vulnerabilizados, inclusive perante a segunda instância, sempre que entenderem necessário, e sem prejuízo à atuação dos ofícios originalmente responsáveis por promover essa assistência, podendo inclusive atuar em conjunto com estes. 

Os DRDHs também atuam na interlocução local da DPU com outros órgãos e instituições de sua região para a promoção de direitos humanos e defesa coletiva de pessoas em situação de vulnerabilidade, participando de colegiados estaduais ou distritais relacionados a tais temáticas. E promovem a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico. 

Defensoras e Defensores Regionais de Direitos Humanos das unidades DPU/Estado

Notícias