Notícias

Melhoria do atendimento oncológico no RJ é objeto de visita técnica em hospital federal

Rio de Janeiro – Na última quarta-feira (24), a Defensoria Pública da União (DPU), por meio da defensora regional de direitos humanos no Rio de Janeiro (DRDH/RJ), Shelley Duarte Maia, realizou visita técnica ao Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na capital fluminense, para analisar a adequação e melhoria do atendimento prestado pela unidade aos pacientes com câncer.

A DPU acompanha, desde 2017, uma ação civil pública (ACP) ajuizada para garantir o aprimoramento do serviço de alta complexidade ofertado pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a defensora se reuniu com o diretor da unidade hospitalar, Sylvio Valença de Lemos Neto, para debater a questão do tratamento oncológico e abordou, ainda, a assistência médica oferecida pelo hospital na especialidade de ortopedia, um dos maiores gargalos observados nas filas da regulação de vagas de saúde no estado.

Segundo a defensora, “a visita foi muito produtiva, na medida em que proporcionou um importante diálogo acerca dos obstáculos existentes à maximização dos serviços prestados pela unidade, com destaque para a deficiência de recursos humanos”.

No último dia 8, a DPU enviou ofício ao Ministério da Saúde, requisitando, no prazo de 15 dias, informações sobre o quantitativo e a especialidade dos profissionais de saúde efetivamente contratados, por cada unidade hospitalar da rede federal no estado do Rio de Janeiro, através da última seleção de profissionais temporários. Além disso, foram solicitados os dados do dimensionamento anteriormente realizado em cada unidade, para fins de verificação do déficit persistente de profissionais e das especialidades cuja contratação não obteve êxito.

Leia mais:
DPU requer regularização do atendimento a pacientes com câncer no RJ

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União