GT Pessoas em Situação de Prisão e Enfrentamento à Tortura

O Grupo de Trabalho Pessoas em Situação de Prisão e Enfrentamento à Tortura (GTPSP) é responsável pela defesa dos direitos e das garantias fundamentais das pessoas em situação de prisão. Cabe ao GTPSP integrar as equipes de inspeção coordenadas pela Secretaria Penitenciária Nacional, periodicamente, a fim de avaliar a situação de prisão nas penitenciárias instaladas no país. Em suas atividades, o GTPSP acompanha as ações de mutirões carcerários realizados pela DPU em parceria com outros órgãos do sistema de justiça. Além disso, o GTPSP deve realizar a integração da DPU com os demais órgãos componentes do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Em conjunto com a Secretaria de Atuação no Sistema Prisional (SASP), da DPU, o GT fomenta e colabora para a formulação de políticas públicas voltadas à população em situação de prisão. Como destaque dessa atuação, pode-se citar o projeto “Defensoria sem fronteiras”, que consiste em acordos de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Justiça voltados à qualificação da atuação no Sistema Penitenciário Nacional, inclusive mediante a realização de mutirões carcerários.

Conheça seus Direitos

O diagnóstico da justiça criminal evidencia um dos problemas sociais mais graves que afetam a sociedade brasileira, a situação carcerária do Brasil. Se os dados de relatórios oficiais evidenciam que a política de encarceramento adotada por muitos governos não gerou qualquer impacto positivo para reduzir a criminalidade e os índices de violência, os referidos estudos também apontam o dramático cenário em que se encontram a maioria dos presídios do país e as flagrantes violações a direitos humanos ocorridas no sistema penitenciário nacional.

Notícias

NORTE: Thiago Roberto Mioto (Portaria 475/2021)

NORDESTE: Gustavo Henrique Coelho Hahnemann (Portaria 172/2020)

CENTRO-OESTE: Manoela Maia Cavalcante Barros (Portaria 172/2020)

SUDESTE: Nara de Souza Rivitti (Portaria 172/2020)

SUL: Daniel Pheula Cestari (Portaria 172/2020)

AMAZONAS: João Thomas Luchsinger (Portaria 477/2021) 

ESPÍRITO SANTO: Karina Rocha Mitleg Bayerl (Portaria 271/2019) 

MINAS GERAIS: Pedro Teixeira Grossi de Castro Matias (Portaria 1.143/2018)

PARÁ: Ben-Hur Daniel Cunha (Portaria 376/2021)

RIO DE JANEIRO: Letícia Sjoman Torrano (Portaria 462/2021)

RIO GRANDE DO NORTE: Helio Roberto Cabral de Oliveira (Portaria 1.143/2018)

E-MAIL: gtpresos@dpu.def.br

COORDENADORA: Nara de Souza Rivitti (Portaria 017/2021)