Notícias e Eventos Internacionais

DPU sedia reunião de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (Blodepm)

Brasília –  A Defensoria Pública da União (DPU), eleita para a Coordenação-Geral para o biênio de 2019-2021 do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (Blodepm), sediou, nessa quarta-feira (11), a Reunião Ordinária do segundo semestre do Conselho Diretivo do Bloco, em reunião, via videoconferência, com os defensores públicos dos Estados-Partes e Associados do Mercosul. Participaram da reunião os representantes institucionais e associativos da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A DPU tomou posse em 9 de outubro de 2019, na cidade de Buenos Aires, Argentina, e a nova gestão é formada pela Asociación de Defensores de Oficio do Uruguai (ADEPU), na vice coordenação; pelo Ministério de la Defensa Pública (MDP) do Paraguai, na secretaria geral; e pelo Ministério Público de la Defensa (MPD) da Argentina, na tesouraria; além dos conselheiros formados pelas demais coordenações de cada país-membro.

Durante a reunião virtual foram discutidos assuntos administrativos, temas de reuniões anteriores, resultados alcançados, propostas de reforma do estatuto e regimento interno, definição de cronograma de capacitações por meio do projeto Escola Itinerante, propostas de projetos pela DPU, entre outros referentes ao bloco. A Diretora da Escola Nacional da DPU (ENADPU), Dra. Olinda Vicente Moreira, apresentou relatório de cursos oferecidos e divulgou novas iniciativas de capacitação.

O Defensor Público-Geral Federal em Exercício, Jair Soares Júnior, exerceu a Coordenação Geral da Reunião e presidiu a Assembleia Geral, ambas realizadas na mesma data.

Blodepm

O Blodepm é uma associação civil criada pelos membros plenos do Mercosul em setembro de 2004 em Assunção, no Paraguai, e inscrita oficialmente junto às autoridades argentinas, com a finalidade de fortalecimento das defensorias públicas na região, estabelecendo uma coordenação institucional em benefício da garantia dos direitos humanos dos mais vulneráveis. A DPU passou a integrá-lo em 2013, como membro associado, sendo admitida como integrante do Conselho Diretivo em 2018 e eleita para a gestão 2020-2021.

Página do Blodepm http://www.blodepm.com/
Página do Blodepm no Portal DPU https://www.dpu.def.br/cooperacao-internacional/blodepm

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União