Notícias

DPU para Todos: confira como foi o primeiro dia de atendimentos em Corrente (PI)

Corrente – A Defensoria Pública da União (DPU) começou nesta segunda-feira (4) mais uma ação do projeto DPU para Todos. Dessa vez, o mutirão está sendo realizado no município de Corrente (PI). Os atendimentos seguem até o dia 11 de abril.

De acordo com o defensor público federal e coordenador dos atendimentos na cidade, Diego Guimarães Camargo, o primeiro dia foi movimentado. A expectativa é de que ao final do mutirão sejam atendidas 500 pessoas.

WhatsApp Image 2022 04 04 at 14.52.00“Ações como essas são importantes porque a DPU está presente em apenas 30% do território nacional. Então, não conseguimos alcançar todo o público-alvo da instituição. Por isso, fazemos esses mutirões em locais que não têm unidade da DPU e que o IDH é baixo”, explica o defensor público federal.

O município está localizado no extremo sul do estado e possui cerca de 27 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O atendimento é voltado para famílias com renda de até R$ 2 mil e está sendo realizado no Ginásio Poliesportivo Domingos Apolônio Nogueira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

As demandas atendidas são relacionadas a benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS e auxílio emergencial) e previdenciários (auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, auxílio-reclusão etc), todos de competência da Justiça Federal.

O serviço é gratuito. O cidadão deve comparecer ao local levando documentos pessoais (carteira de identidade ou outro documento de identificação e CPF), além de comprovante de endereço atualizado, carteira de trabalho e documentos relativos ao caso para o qual precisam de atendimento (por exemplo, laudos e atestados médicos, negativas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e pedido de auxílio emergencial negado).

Assessoria de Comunicação de Social
Defensoria Pública da União