Notícias e Eventos Internacionais

Delegação da Defensoria se reúne com a ONU, ILF e embaixadores em NY

Brasília – O defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, o subdefensor público-geral federal, Jair Soares Júnior e a coordenadora de Cooperação e Relações Internacionais da Assessoria Internacional da DPU, Lívia Gonçalves Guimarães Padilha, realizaram visita oficial ao embaixador Mauro Vieira, da Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e ao embaixador Enio Cordeiro, do Consulado do Brasil em Nova York cumprindo agenda de reuniões nos Estados Unidos da América, no dia 5 de abril. A DPU também foi recebida na sede da International Legal Foundation (ILF), organização não-governamental internacional voltada à promoção de acesso à justiça.

Os representantes da DPU apresentaram a atuação da Defensoria às agências da ONU que cuidam do tema de Direitos Humanos, a exemplo da ação de assistência aos migrantes venezuelanos e no enfrentamento ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes nas regiões de Roraima (cidades de Pacaraima e Boa Vista) e Manaus (AM). Eles ainda falaram da importância do compromisso 16 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para a Defensoria Pública.



O ODS-16 trata da necessidade de construir e fortalecer as instituições e proporcionar acesso à justiça. Mais precisamente, o ponto 16.3 aborda a meta de “promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos”.

A agenda ocorreu na oportunidade de participação da DPU no encontro do Comitê Executivo e do Conselho Diretivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (Aiedef), que se realizou nos dias 3 e 4 de abril.

JCA/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União