Notícias

Defensorias realizam atendimento à população em situação de rua em São Paulo

São Paulo – A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP) vão levar atendimento itinerante nesta próxima sexta-feira (19) para a população em situação de rua que vive na região da Praça da Sé, centro da capital paulista e uma das maiores concentrações deste grupo vulnerável na cidade. A data emblemática marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, quando houve o Massacre da Sé. 

O atendimento será realizado a partir das 10h em parceria do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da DPE/SP e o Grupo de Trabalho Rua (GT-RUA) da DPU/SP, que realiza atendimentos especializados à população em situação de rua semanalmente no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), com foco na concessão de benefícios assistenciais e em resgates do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS).

O objetivo do evento é levar o atendimento conjunto das Defensorias para locais de grande concentração de pessoas em situação de rua, facilitando o acesso aos serviços prestados por esses órgãos.

Massacre da Sé

Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, uma série de atentados violentos chocaram o Brasil, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. O crime foi causado por um grupo de policiais militares e um segurança particular, que buscavam se livrar de testemunhas do envolvimento destes com o tráfico de drogas na região. Tal acontecimento levou a criação do Movimento Nacional da População de Rua e a busca pelo fortalecimento de políticas públicas para os vulneráveis.

Serviço

Atendimento Itinerante à População em Situação de Rua
Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro
Data: 19 de agosto, das 10 às 13h

DCC/ACAG
Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da União