Notícias

Webnário aborda transtorno do espectro autista nesta terça (30)

Brasília – O Grupo de Trabalho de Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública da União (GTPID) promove nesta terça-feira (30) um webinário com o tema: “Conhecendo o espectro do autismo: níveis de suporte a pessoas com TEA e suas consequências jurídicas”.

O webinárioa será realizado das 10h às 12h no por meio de transmissão online no canal do Youtube da Defensoria Pública da União. Os palestrantes serão a advogada Hanna Baptista e o psicólogo Ravi de Casto. Os defensores públicos federais Lidiane Segal e Gabriel Arruda serão os mediadores.

O evento é voltado para o público interno e externo da DPU e tem como objetivo a difusão de conhecimento acerca do autismo e dos diferentes níveis de suporte para as pessoas acometidas pelo transtorno.

A presença de dois especialistas no tema, que abordarão a questão sob o ponto de vista técnico e jurídico, viabilizará que o debate ocorra sob uma ótica multidisciplinar, contribuindo para a compreensão sobre os direitos que devem ser assegurados às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) para a obtenção da autonomia com apoio previsto na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recepcionada no Brasil com status de Emenda Constitucional.

O webinário visa contribuir, assim, para a existência de um meio social receptivo às pessoas com diferentes aptidões e capacidades, a partir da compreensão de que toda a sociedade é corresponsável por evitar que eventuais impedimentos físicos ou psicológicos obstem ou dificultem a inclusão social das pessoas, seja por meio do trabalho, pelo compartilhamento de espaços públicos ou pela participação conjunta em atos da vida social.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União