Notícias

Zona rural de São Paulo irá receber mutirão de atendimento gratuito

São Paulo – Facilitar o acesso à justiça a quem precisa. Esse é o objetivo do mutirão que será realizado de 4 a 8 de abril na região do Pé de Galinha, no município Mirante do Paranapanema (SP), na divisa com o Paraná. A ação é uma iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O atendimento é voltado para pessoas que moram em assentamentos rurais e comunidades quilombolas.

De acordo com o defensor público federal e coordenador de Projetos Especiais da DPU em São Paulo (SP), Gustavo Virginelli, ações como essas são importantes para a região. “As pessoas da zona rural estão mais afastadas dos centros urbanos e dos órgãos públicos. Por vezes, o deslocamento é dificultado e essas pessoas acabam ficando à margem dos direitos. Por isso, a DPU tem que ir aonde essas pessoas exercem suas atividades”, comenta.

Ainda, de acordo com Virginelli, a expectativa é de que 70 a 80 pessoas sejam orientadas durante os dias de mutirão. Serão atendidas demandas envolvendo benefícios previdenciários, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio emergencial e saúde.

Mutirão de atendimento em zona rural de São Paulo:
Local: Pé de Galinha, município Mirante do Paranapanema (SP), na divisa com o Paraná
Data: de 4 a 8 de abril

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União