Notícias

Reunião discute situação dos catadores e catadoras da região metropolitana do Recife (PE)

Recife – A Defensoria Pública da União (DPU) promoveu, na manhã da última segunda-feira (25), no auditório da unidade de Recife (PE), a reunião plenária mensal do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Pernambuco (FLIC-PE). O encontro teve como foco ações voltadas para os catadores e catadoras da região metropolitana da capital e contou com a participação de cooperativas e associações.

A reunião foi conduzida pelo defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco, André Carneiro Leão. Foram convidados representante da empresa de valorização de resíduos sólidos de Jaboatão dos Guararapes e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURH), além do diretor de Limpeza Urbana do Recife.

Na reunião, foram tratados assuntos como as ações decorrentes do Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos pela SEDURH; a inclusão dos catadores e catadoras no empreendimento de Unidade de Triagem Mecanizada a ser implantada no Aterro Sanitário da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Candeias, sob responsabilidade da Empresa Orizon Valorização de Resíduos Sólidos; e a apresentação do cadastro atualizado das organizações de Catadores da Região Metropolitana do Recife.

A reunião foi uma das plenárias mensais do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Pernambuco, que sempre acontecem de forma itinerante. O FLIC-PE é um espaço de articulação social de entidades governamentais, não governamentais e da sociedade civil, criado em 1999, com o objetivo de produzir reflexões, mobilizar e articular a sociedade e os poderes constituídos para qualificar e integrar as dimensões social, econômica e ambiental à gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União