Migrações é tema de reunião entre DPU-Foz e alunos da UNIOESTE

Curitiba – A Defensoria Pública da União (DPU) em Foz do Iguaçu (PR) participou, na última sexta-feira (28), de uma roda de conversa com docentes, alunos e ex-alunos da Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migrações da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu.

O objetivo do encontro foi apresentar aos discentes a atuação da DPU sobre o tema migração, bem como discutir a questão migratória da região da fronteira. O defensor público federal João Juliano Josué Francisco representou a DPU na reunião, que contou também com a presença da Organização Internacional para as Migrações (OIM Brasil).

A roda de conversa com a Clínica resultou em alguns encaminhamentos conjuntos, como a necessidade de orientar os migrantes sobre a revalidação de diplomas obtidos no exterior e o estabelecimento de parcerias com empresas locais para a inserção dos migrantes no mercado de trabalho. Foram abordadas, ainda, a problemática do tráfico internacional de pessoas e a situação migratória dos venezuelanos durante a pandemia de Covid-19.

A Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migrações da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu, é uma atividade de extensão que busca a aproximação dos alunos e professores de demandas reais na área de direitos fundamentais sociais na região de Foz do Iguaçu. Já a Defensoria Pública da União atua para garantir direitos e assistência jurídica para migrantes em situação de vulnerabilidade, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, por meio do Grupo de Trabalho Migrações, Apatridia e Refúgio.

ECVB/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União