Notícias

Políticas permanentes para migrantes venezuelanos é tema de debate em Boa Vista (RR)

Boa Vista – Na terça-feira (25), um debate sobre a implementação de políticas públicas para migrantes e população em situação de rua em Boa Vista (RR) contou com representante da Defensoria Pública da União (DPU). O evento aconteceu na capital e foi promovido pelo Projeto Orinoco, por meio da Rede Cáritas.

O defensor regional de direitos humanos em Roraima, Rafael Martins Liberato de Oliveira, participou da roda de conversa com o tema “Desafios e Perspectivas nas Políticas Públicas para Migrantes”.

De acordo com Oliveira, desde 2016 o estado recebe migrantes da Venezuela que buscam por oportunidades e condições básicas de existência. “A Operação Acolhida é a única política para os migrantes, mas ela não tem sido suficiente porque só trata do abrigamento e interiorização de forma emergencial. Precisamos de políticas públicas permanentes para a população que não quer ficar a vida toda em abrigos”, explica.

O defensor conta que a DPU foi convidada para participar da criação de políticas públicas. “Nosso debate girou em torno dessa questão sobre de que forma a DPU pode ser integrada nessa criação de políticas públicas em parceria com a sociedade civil e entidades que atuam no tema”, detalha.

“A mesa teve a participação de migrantes para que fossem protagonistas dos próprios caminhos e é nessa linha que a DPU tem atuado. No sentido de buscar repostas permanentes e efetivas e levar em consideração que eles são sujeitos ativos e criadores que devem ser ouvidos nesse processo”, destaca Oliveira.

Além do defensor, participaram da roda de conversa o assessor para incidência da Cáritas Brasileira, Igor Ferrer; a liderança da Terra Prometida, Yidri Torrealba; o professor e pesquisador da Universidade Federal de Roraima, João Jarochinski; e a oficial de Proteção do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Luyandria Santos Maia.

O evento teve como público-alvo colaboradores das instituições envolvidas, atores da Operação Acolhida, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social do estado de Roraima, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União