Notícias

Plano de trabalho atenderá famílias atingidas pela tragédia em Petrópolis (RJ)

Niterói – Nesta quarta (09) e quinta-feira (10), representantes da Defensoria Pública da União (DPU) visitarão a cidade de Petrópolis (RJ), na região serrana, para se reunir com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ) e visitar abrigos onde ainda se encontram famílias desalojadas pelas fortes chuvas de fevereiro. O objetivo é organizar esforços na prestação de auxílio e uma força tarefa de atendimento às pessoas vítimas da tragédia que causou a morte de mais de 230 pessoas e deixou mais de 800 desabrigadas.

As defensoras públicas federais Fabiana Nunes Henrique Silva e Fabrizia da Fonseca Passos Bittencourt Ordacgy irão analisar a viabilidade de ações itinerantes no município para atendimento de demandas individuais da população atingida e verificar a situação atual dos abrigos onde ainda se encontram as famílias desamparadas.

A visita é coordenada através da Secretaria de Acesso à Justiça (SAJ) e da Secretaria-Geral de Articulação Institucional (SGAI) da DPU, com o foco na elaboração de um plano de trabalho para realizar uma força-tarefa que possa promover acesso facilitado à obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais.

Entre outras ações pretendidas, está a aproximação com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Petrópolis para capacitar as equipes de profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS) na identificação e orientação de demandas jurídicas mais imediatas, nas quais as defensorias possam prestar assistência integral e gratuita à população vulnerável.

No dia 23 de fevereiro, o defensor regional de Direitos Humanos no Rio de Janeiro, Thales Arcoverde Treiger, em conjunto com o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), já havia realizado uma visita técnica à região. Na ocasião, verificou a relevância em se executar ações de orientação e capacitação da rede de assistência social, assim como de auxílio à população necessitada atingida pelo desastre.


Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União