Notícias

Mutirão vai atender população em situação de rua em Florianópolis (SC)

Florianópolis – No próximo dia 22, a Defensoria Pública da União (DPU) em Florianópolis (SC) participará de evento para atendimento da população em situação de rua. O atendimento será realizado na lateral da Catedral, localizada no Centro, das 8h às 18h. O evento chamado “Mutirão da Cidadania PopRuaJud” está sendo organizado pela Justiça Federal de Santa Catarina e também terá participação de outros órgãos. 

Segundo a defensora pública federal Wilza Carla Folchini Barreiros, que vai representar a DPU na ação, as demandas mais esperadas nesse atendimento são de benefício assistencial e levantamento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Tenho grande expectativa quanto ao mutirão, visto que diversos órgãos e instituições participaram, a intenção é que no mesmo dia se consiga dar resolução às questões, o que é extremamente importante tendo em vista o constante deslocamento das pessoas que vivem em situação de rua, o que em muitas vezes dificulta ou impede o andamento das demandas”, afirmou.

Até o início da pandemia, a unidade de Florianópolis realizava atendimento quinzenal para população em situação de rua no Centro POP. Esses mutirões passaram a ser organizados pela Justiça Federal o ano passado, em razão da Resolução n° 425/21, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

A defensora esclarece que será realizado um atendimento multidisciplinar nesse evento. “Será possível realizar consulta médica para avaliação de incapacidade laboral, o INSS também realizará perícias e atendimentos com assistente social, a Caixa Econômica Federal facilitará o fornecimento de documentos e haverá orientação específica para migrantes. A intenção da DPU é, se possível, instruir as ações já lá no atendimento e realizar audiências de conciliação que serão promovidas pela Justiça Federal”, finalizou.

Mutirão da Cidadania PopRuaJud
Data: 22 de setembro de 2022
Horário: 8h às 18h
Local: lateral da Catedral, centro de Florianópolis

Defensoria Pública da União
Assessoria de Comunicação Social