Notícias

Manual de educação jurídica antirracista será lançado em Curitiba (PR)

Curitiba – Manual de educação jurídica antirracista será lançado no dia 24 de outubro, às 17h, no salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado na Praça Santos Andrade, 50, Centro, Curitiba. A obra tem como objetivo a descolonização e o aquilombamento do saber jurídico para reconstruir o ensino e a prática do direito a partir de uma perspectiva antirracista.

Durante o evento, haverá debate com os autores da publicação: Wallace Corbo, Adilson Moreira e Philippe Almeida. Para eles, a narrativa de um direito alheio às estruturas de poder visa à conservação das relações assimétricas que geram opressão e hierarquização de raça, classe e gênero.

Em contraponto, eles defendem que os raciocínios jurídicos, ainda estruturados por premissas do liberalismo individualista, precisam ser reelaborados à luz de novas teorias, as quais permitam o entendimento “de que muitas categorias jurídicas refletem consensos sociais de grupos majoritários” e de que “os princípios da neutralidade e da objetividade devem ser abandonados, pois os sujeitos sociais são efeitos dos sistemas de significação social nos quais estão inseridos”.

O Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União (GTPE-DPU) faz parte da organização do evento, juntamente com o Resistência Ativa Preta (RAP), a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro de Estudos da Constituição (CCONS), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e o Programa de pós-graduação em Direito (PPGD) da UFPR.

Sobre os autores

Adilson José Moreira é mestre e doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Harvard e pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Berkeley.

Philippe Oliveira de Almeida é mestre e doutor em Direito pela UFMG e professor de Filosofia do Direito na FND-UFRJ.

Wallace Corbo é doutor e mestre em Direito Público e professor na FGV Direito Rio.

Serviço

Lançamento do Manual de educação jurídica antirracista
Data: 24 de outubro
Horário: 17h
Local: Salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade, 50, Centro, Curitiba

ABR/ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da Uniã7