Comunicação Pública e a Defensoria Pública da União: planejar para o cidadão

Autores

  • Francisco Pereira Neves de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i08.p%25p

Palavras-chave:

Comunicação Pública. Defensoria Pública. Planejamento.

Resumo

A estimativa é de que 142 milhões de brasileiros sejam potenciais assistidos da Defensoria Pública da União (DPU). Pelo número de cidadãos atendidos ao ano – 638 mil em 2013 –, o povo ainda não conhece suficientemente o serviço. A Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública (Lei n.º 80/1994), em seu artigo 4º, inciso III, incluiu entre as atribuições do órgão a de “promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico”. A hipótese deste artigo é a de que uma política de comunicação da DPU pode ser capaz de cumprir seu objetivo com o entendimento e a operacionalização de uma comunicação de fato pública, demandante de uma opção política pela cidadania e pelo interesse público. O objetivo geral do estudo é discutir a necessidade de planejamento das ações de comunicação realizadas no Órgão.

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

Pereira Neves de Macedo, F. (2018). Comunicação Pública e a Defensoria Pública da União: planejar para o cidadão. Revista Da Defensoria Pública Da União, 1(08). https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i08.p%p