Notícias

Inscrições para concurso de redação da DPU começam na segunda (19)

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) abre inscrições para a sétima edição do concurso de redação na próxima segunda-feira (19). Os melhores textos receberão premiações como videogames, smartphones e tablets. Os interessados podem se inscrever no portal da iniciativa até o dia 28 de outubro.

Veja aqui o site do Concurso de Redação da DPU 2022.

Com o tema “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”, o concurso tem como público alvo alunos do ensino fundamental e médio, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também podem participar adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e os adultos privados de liberdade em instituições estaduais, desde que estejam devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico. Os internos das penitenciárias federais também podem participar.

O defensor público-geral federal, Daniel Macedo, afirma que a educação é emancipatória e o tema proposto é de extrema relevância. “A gente já fica imaginando uma criança, adolescente ou adulto redigindo uma redação sobre esse tema atual e importante na vida das pessoas. Nós abraçamos esse projeto e a educação é um trabalho de conscientização cidadã”, afirma.

A ação é promovida pela DPU em parceria com a Fundação Pitágoras, a Fian Brasil e o Departamento Penitenciário Nacional, entre outras instituições. Todos os trabalhos devem ser inéditos, feitos individualmente e enviados no formulário de redação que será disponibilizado no site do VII Concurso da DPU. Também precisam estar identificados e não fugirem do tema proposto.

A Fundação Pitágoras será responsável por indicar parte da banca examinadora do concurso. Ao todo, cerca de 200 estudantes de Direito irão ler os textos dos participantes e selecionar os vencedores. Os critérios utilizados serão a criatividade, o conteúdo, a originalidade, a pertinência temática, a clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto.

Cronograma completo do concurso

• Início das inscrições do concurso de redações: 19/9/2022
• Fim das inscrições e do prazo de envio das redações: 28/10/2022
• Início das correções: 31/10/2022
• Fim das correções: 02/12/2022
• Publicação e divulgação do resultado: 24/01/2023

Confira como foi o lançamento do concurso na sede da DPU:

 

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União