Brasília, 28/09/2010 – O Governo do Timor-Leste homenageou o Defensor Público Federal Paulo Alfredo Unes Pereira, morto em missão internacional naquele país, com uma cerimônia de despedida na manhã dessa terça-feira, horário local. Um cortejo percorreu boa parte da capital Díli, acompanhando o corpo desde o Hospital Nacional até o embarque de volta ao Brasil, no aeroporto da cidade, onde ocorreu a solenidade.

Participaram da homenagem várias autoridades do governo timorense, entre elas a Ministra da Justiça, Lúcia Lobato, a Procuradora-Geral da República, Ana Pessoa, a Presidenta do Tribunal de Recurso, Natércia Pereira, e o Defensor Público-Geral, Sérgio Hornai, além do Embaixador do Brasil, Edson Monteiro, representantes da ONU, integrantes da comunidade internacional e cidadãos locais.

O corpo de Paulo Unes chega a São Paulo por volta das 17h30 desta quarta-feira e segue para Lavras (MG), cidade natal, para ser velado na Universidade Federal a partir da meia-noite, horário previsto para a chegada. A missa de corpo presente será oficiada às 10h e logo depois será realizada cerimônia de despedida dirigida pela Defensoria Pública da União, que entregará a beca do Defensor à sua família.

A Defensoria Pública-Geral da União (DPGU) será representada em Lavras pelo Defensor Público Federal de Categoria Especial Afonso Carlos Roberto do Prado, que antecedeu Paulo Unes na missão internacional ao Timor-Leste. O Ministério das Relações Exteriores estará representado pelo embaixador Paulo Lima, responsável pelo programa de cooperação brasileira com a Ásia.

Após pronunciamento das autoridades, os irmãos Flávio Unes e Marcela Unes falarão em nome da família. Depois, o corpo segue para Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde será cremado em cerimônia restrita aos familiares. Paulo Unes está sendo homenageado também pela Prefeitura de Lavras, que decretou luto oficial no município.

Cooperação internacional

Paulo Unes era o representante da Defensoria Pública da União (DPU) no Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Timor-Leste na Área da Justiça, com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/PNUD), que executa o Plano de Apoio à Reestruturação do Judiciário no Timor-Leste. Ele assumiu a missão no mês passado, substituindo o Defensor Público Federal Afonso Carlos Roberto do Prado.

O Defensor Público Federal praticava esporte na Embaixada dos Estados Unidos em Díli quando se sentiu mal. Apesar de receber assistência médica imediata, Unes não resistiu ao infarto fulminante. Ele deixa viúva Samantha Pereira, que o acompanhava na missão. Todas as providências para o traslado do corpo foram tomadas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Timor-Leste e pela Organização das Nações Unidas.

Nota de Pesar

O Defensor Público-Geral Federal, José Rômulo Plácido Sales, divulgou nota de pesar pela morte de Paulo Unes, que foi Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU/MG) e no Distrito Federal (DPU/DF). A nota presta solidariedade à família de Unes e reconhece o valor do trabalho que dedicou à causa da DPU, onde ingressou em 2001 e alcançou o topo da carreira como membro da Categoria Especial.

 

Comunicação Social DPGU