Notícias

Expo Carnaval Brazil edição 2022 conta com participação da DPU

Salvador – A Defensoria Pública da União (DPU) marcou presença na Expo Carnaval Brazil edição 2022. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador. O defensor nacional de Direitos Humanos (DNDH), André Porciúncula, foi um dos palestrantes no encontro.

Porciúncula abordou temas importantes sobre a DPU, como escopo de atuação, direitos humanos e governança. “Falamos sobre o racismo estrutural e o carnaval. É fundamental darmos visibilidade ao tema, já que no Brasil temos o racismo enraizado. Abordamos também a logística reversa do carnaval, como a destinação do lixo orgânico para a agricultura familiar para compostagem e capacitação de ambulantes para inclusão na cadeia produtiva”, explica.

Outro tema relevante é o combate ao trabalho infantil e ao trabalho análogo à escravidão. Como sugestão, o DNDH mencionou o desenvolvimento de projetos sociais na periferia, além de articulação com as defensorias públicas.

A Expo Carnaval Brazil reuniu mais de 60 expositores e cerca de 10 mil participantes. Além do defensor nacional de Direitos Humanos da DPU, nomes expressivos do carnaval também passaram pelo palco, como Monique Evelle, Margareth Menezes, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. A programação da feira foi encerrada pela cantora Ivete Sangalo e pelo grupo Olodum.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União