Notícias

DRDH/PE visita imóvel disponibilizado para migrantes Warao no Recife

Recife – O defensor regional de Direitos Humanos de Pernambuco (DRDH/PE), André Carneiro Leão, realizou, na tarde da última terça-feira (11), uma visita in loco em imóvel disponibilizado pela Prefeitura do Recife para moradia de algumas famílias de migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, que estavam residindo no bairro dos Coelhos. O novo imóvel fica localizado no bairro do Torreão. Além da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, também participaram da visita representantes da Cáritas Brasileira e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo informações colhidas durante a ação, esse grupo é formado por seis famílias, totalizando 31 pessoas. A casa dispõe de nove quartos, quatro banheiros, três chuveiros, duas cozinhas e uma sala. “Os quartos e banheiros estão identificados por família, o que é uma boa iniciativa. Eles solicitaram a instalação de redes e percebemos que faltam ventiladores. Verificamos que foi uma mudança de improviso e existe uma necessidade urgente de reformas e serviços diversos no imóvel”, destacou André Carneiro Leão, que fez o levantamento de todas as necessidades.

“Eles solicitaram que fosse garantido o direito das crianças à educação. Questionaram qual posto de saúde eles devem se dirigir em caso de necessidade e também informaram que os auxílios de algumas famílias que recebiam Bolsa-Família e Auxílio Emergencial foram cortados”, ressaltou o DRDH/PE, que realizou os encaminhamentos necessários para que as dúvidas do grupo Warao sejam sanadas e as necessidades atendidas.

ACAG/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União