Notícias

DPU visita comunidades para apurar denúncias em conflitos por terras em PE

Recife – O defensor regional de Direitos Humanos substituto em Pernambuco (DRDH/PE), Ricardo Russell Brandão Cavalcanti, visitou no dia 19 de setembro as comunidades Engenho Roncadorzinho, no município de Barreiros, e Fervedouro, no município de Jaqueira, para apurar denúncias de violações de direitos humanos em conflitos por terras na região. A missão foi organizada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

De acordo com o defensor, membros das famílias agricultoras relataram que suas lavouras têm sido afetadas por drones que pulverizam as plantações, contaminando nascentes e rios, além de terem suas casas invadidas por capangas armados, na tentativa de expulsá-los das terras.

Em Roncadorzinho, o agricultor e líder comunitário Geovane Silva, pai de uma criança de nove anos – assassinada por homens que invadiram sua casa em fevereiro, participou da missão. “Precisamos trabalhar para sobreviver. Aqui vivem 77 famílias, em 900 hectares de terra”, informou o líder comunitário.

A missão foi finalizada no dia 22 e contou com a participação de várias instituições, como Defensoria Pública da União (DPU), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (CONAQ), representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF).

GMFB/ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União