Notícias

DPU realiza atendimento em comunidades indígenas em Pacaraima (RR)

Pacaraima – No mês de agosto, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promoveram uma ação de atendimento nas comunidades indígenas Sorocaima 1 e Bananal, no município de Pacaraima, em Roraima.

Foi oferecido orientação jurídica às pessoas dessas comunidades que poderiam optar pela nacionalidade brasileira. Muitos membros são nascidos na Venezuela, mas por serem filhos de brasileiros natos podem optar pela nacionalidade brasileira. Também foi realizada uma explanação geral sobre o trabalho desenvolvido pela DPU e seus serviços. Cerca de 30 famílias foram atendidas.

O defensor público federal em serviço da missão, Érico Lima de Oliveira, junto à colaboradora Carolina Montano, foram presencialmente às comunidades. “O trabalho da Defensoria Pública da União se mostra relevante ao levar o acesso à justiça às comunidades indígenas. Tais ações devem ser mais rotineiras para que os membros de tais comunidades possam exercer a cidadania de modo pleno”, afirmou o defensor.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê Temático Especializado Pacaraima aqui.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União