Notícias e Eventos Internacionais

DPU participa de evento da ONU sobre prevenção ao crime e justiça criminal

De 7 a 12 de março está acontecendo o 14º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. A cidade de Quioto, no Japão, é anfitriã deste evento promovido pelo Escritório para Drogas e Crimes das Nações Unidas (UNODC). A Defensoria Pública da União (DPU) integra a delegação brasileira, que participa de forma remota, por videoconferência.

O tema do 14º Congresso é “Avançando na prevenção do crime, na justiça criminal e no estado de direito: rumo ao alcance da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, agenda a qual o Brasil é signatário desde a criação, em 2015.

Evento reúne tomadores de decisão e especialistas. A DPU integra a delegação brasileira, sendo representada pelo defensor Walber Rondon Ribeiro Filho, secretário de atuação no sistema prisional A DPU, com sua missão de fortalecer o acesso à justiça e proteção de direitos humanos, sua atuação na defesa criminal e no sistema penitenciário federal, é representada neste evento pelo defensor público federal Walber Rondon Ribeiro Filho, secretário de atuação no sistema prisional (SASP) da instituição.

De acordo com o secretário, “há bastante expectativa dos participantes sobre o resultado final do referido congresso, considerando que a Declaração em construção pelos representantes oficiais abarcará orientações importantes na questão da prevenção ao crime e justiça criminal, sendo a primeira edição após a consolidação da Agenda 2030”.

As edições deste congresso reúnem tomadores de decisão e profissionais da área de prevenção ao crime e justiça criminal, assim como peritos da academia, representantes de organizações intergovernamentais e não governamentais (ONGs), agências especializadas e entidades das Nações Unidas.

O evento inicialmente tinha data marcada para 2020 e foi adiado devido à crise sanitária global causada pela pandemia da Covid-19, levando a delegação brasileira a participar este ano de maneira remota

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) chefia a delegação do Brasil, que além da DPU é integrada por membros do Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Agência Brasileira de Informação (ABIN) e Polícia Federal (PF).

Mais informações sobre o 14º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal estão no site do UNODOC