DPU participa de encontro estadual de catadores no RJ

rj_encontro_catadores_2

Rio de Janeiro – O Grupo de Trabalho (GT) Catadoras e Catadores da Defensoria Pública da União (DPU) participou na última quarta-feira (14) do 1º Encontro Estadual Eu Sou Catador, realizado na Lona Cultural de Guadalupe, na capital fluminense.

O evento reuniu catadores de materiais recicláveis de diferentes partes do estado do Rio de Janeiro para discutirem novos planos de negócio ligados ao serviço de logística reversa e outros assuntos relacionados à categoria.

O defensor público federal e coordenador nacional do GT Catadoras e Catadores, Claudio Santos, falou sobre o panorama em relação ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos municípios fluminenses e as dificuldades na garantia dos direitos dos catadores, principalmente no tocante à inclusão de cooperativas na coleta seletiva e em sistemas de logística reversa.

rj encontro catadores 1Instituído no estado do Rio pela lei n°8151/18, o sistema de logística reversa foi abordado com mais profundidade por representante do deputado estadual Carlos Minc, autor do projeto de lei que deu origem à lei estadual. Em março, empresas e instituições, entre elas a DPU, participaram de audiência pública convocada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir o cumprimento da legislação.

O evento ainda marcou o lançamento da Rede Rio Mulher, projeto vinculado à Rede Rio Sustentabilidade, um grupo formado por gestores públicos das três esferas de poder para a troca de experiências e boas práticas em sustentabilidade.

MFB
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União