DPU – Direitos Humanos

Notícias

DPU firma acordo de cooperação com Universidade Federal do Paraná

Curitiba – A Defensoria Pública da União (DPU), por meio do grupo de trabalho de Políticas Etnorraciais (GTPE), firmou acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no último dia 10. O objetivo é desenvolver ações conjuntas de pesquisa e extensão voltadas para políticas afirmativas, aperfeiçoamento da cidadania e combate à violência racial.

Viabilizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) da UFPR, o convênio visa também inserir a DPU como colaboradora em atividades que pautam políticas afirmativas para a população negra, como os projetos “Diversidade, Inclusão e Ações afirmativas” e “Ações afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai”. O SIPAD é coordenado pelo professor Paulo Vinícius Baptista da Silva.

Além disso, a parceria possui objetivos específicos, como desenvolver um programa de monitoramento de políticas públicas para enfrentar as desigualdades experimentadas pela população negra na universidade e promover debates em favor da difusão e conscientização dos direitos humanos no âmbito da UFPR.

Segundo a defensora pública federal e coordenadora do GTPE/DPU, Rita Cristina de Oliveira, dentre as atribuições do grupo está a difusão e conscientização dos direitos humanos e contribuição na elaboração de políticas públicas afetas à população afrodescendente. “É fundamental a consolidação da instituição como propulsora de políticas de inclusão de pessoas negras e de igualdade racial”, destacou.

GMFB/ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União