Notícias

DPU e Organização Pan-Americana da Saúde debatem cooperação técnica

Brasília – Representantes da Defensoria Pública da União (DPU) participaram de uma reunião online, no dia 11 de março, com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para discutir sobre uma cooperação técnica e institucional visando desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento do direito à saúde no Brasil. Dentre outras perspectivas, um ponto importante é a melhoria de acesso ao sistema público de saúde, como tratamentos e medicamentos.

A defensora pública federal e coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Saúde da DPU, Carolina Godoy Leite, participou da reunião e ressaltou a importância da parceria entre a DPU e a OPAS, considerando que a Defensoria atende um público mais vulnerável que utiliza o sistema público de saúde. Assim, diante de uma série de medidas e ações que precisam ser adotadas, a contribuição técnica da OPAS será muito proveitosa, na opinião da defensora, trazendo impactos positivos para a população mais vulnerável.

Roberta Alvim, secretária de Gestão Estratégica (SAE) da DPU, estava no encontro e ponderou a importância da educação em direitos para a população vulnerável. A representante da OPAS/OMS, Socorro Gross Galiano, destacou que a parceria reforça o direito à saúde e o acesso aos serviços. Galiano registrou também a importância de estabelecer áreas de convergência que possam ser trabalhadas dentro das prioridades da DPU e dentro das possibilidades e formas de cooperação disponíveis pela OPAS.

Também participaram da reunião Fernanda Queiroz e Kaynara Martins, assessoras do GT Saúde; Letícia Borges, assessora da SAE/DPU; Illana Szabo, coordenadora da Coordenação de Cooperação e Relações Internacionais (CCRI) da DPU; Isabella Nikel, da CCRI/DPU; Taynara Dettmann, assessora da CCRI/DPU; Roberto Tapia, coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde; Fernando lelés, oficial da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde; e Maria de los Angeles Cortes, coordenadora da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa em Saúde.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União