Notícias e Eventos Internacionais

DPU e Itamaraty reúnem-se para debater temas de interesse comum

O defensor público-geral federal, Daniel Macedo, e o subdefensor público-geral federal, Jair Soares Júnior, reuniram-se com o ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, na tarde do dia 20 de maio. A reunião, que ocorreu no Palácio Itamaraty, teve como objetivo alinhar a cooperação entre as instituições e abordar temas convergentes e de interesse comum.

Durante a reunião, foram mencionados exemplos da atuação internacional da DPU e de seu histórico de cooperação com o ministério. O defensor-geral e o subdefensor-geral destacaram a importância de acordos de cooperação, como o do Timor-Leste, primeiro país da Ásia a ter um modelo de Defensoria Pública, mediante o apoio da DPU.

No encontro, também se discutiu a assistência jurídica prestada pela DPU aos brasileiros que residem no exterior, com o auxílio da Divisão de Assuntos Consulares. Além disso, foram abordados temas referentes ao sistema de proteção e promoção dos direitos humanos e à importância da atuação da defensoria na promoção desses direitos em âmbito nacional e por meio de parcerias internacionais.

O ministro Carlos França afirmou considerar de grande importância a participação da DPU nessas e em outras questões de relevância internacional e reiterou a importância do diálogo contínuo e da colaboração entre o ministério e a DPU