DPU – Direitos Humanos

Notícias

Dia da Mulher: exposição mostra pioneirismo feminino na atuação da DPU

Brasília – Um papel relevante e pioneiro na construção e desenvolvimento da Defensoria Pública da União (DPU), o protagonismo feminino na instituição é o tema da exposição “Memória Delas”. Com destaque para trajetórias de mulheres que inspiram o fortalecimento institucional, a primeira edição da mostra, publicada nesta terça-feira (8), é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A exposição, que tem o formato virtual, está publicada no site e nas redes da instituição. A exposição mostra a importância do caminho trilhados pelas mulheres que estiveram engajadas nas ações de fortalecimento da DPU, que tem a atuação voltada para a promoção e defesa de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Confira aqui a exposição virtual.

“A exposição não trata apenas de uma questão documental, mas a vida dessas mulheres e a relação delas com o trabalho, uma relação de delicadeza e força. Isso fica muito claro ao observarmos nas biografias delas e buscamos contar um pouco mais dessas histórias nesta data tão importante”, afirma a assessora-chefe da Assessoria de Memória e Cultura (Asmec) da DPU, Christiane Fenner.

A exposição

O projeto é composto por quatro partes. Primeiramente, a exposição apresenta, por meio de biografias, as pioneiras advogadas-de-ofício, como eram chamadas quando a carreira ainda pertencia à Justiça Militar da União e, de que modo, suas atuações foram essenciais para a existência da DPU, entre elas, a defensora Lourdes Maria Celso do Valle, considerada a precursora da instituição.

Na sequência, a segunda etapa traz o espaço de criação e mostra as ações pioneiras realizadas por essas mulheres. A terceira parte apresenta o papel pioneiro dessas defensoras ao ocupar cargos representativos e seus desdobramentos. Por fim, Mulheres do Judiciário e do Legislativo estão na quarta parte do projeto, e dão luz às parceiras que defendem e apoiam a Defensoria.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União