Notícias e Eventos Internacionais

Capacitação sobre escuta qualificada é iniciada em São Paulo

São Paulo – A Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo foi a primeira unidade a receber nestas últimas segunda e terça-feira, 25 e 26, a atividade da Ação Brasil do Migration European Union Expertise (MIEUX), visando a capacitação de defensores, servidores e instituições parceiras em técnicas de escuta de crianças e adolescentes migrantes, com o objetivo de auxiliar o governo brasileiro, em especial a DPU, na troca de conhecimento entre pares para melhor assistir esse grupo nas ações de alta de migração de venezuelanos, em especial na Missão em Pacaraima.

Para tal, o MIEUX trouxe ao Brasil as especialistas Irene Kozica, responsável jurídica, e Patrícia Van Elk, oficial sênior, ambas do Gabinete de Imigração (‘s- Hertogenbosch) do Serviço de Imigração e Naturalização dos Países Baixos, que foram responsáveis por ministrar o curso de formação, trazendo experiências da União Europeia e na comunicação dialógica e na compreensão das diversas questões que envolvem a mente e a atitude de migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

As especialistas focaram especialmente no trato humanizado de migrantes, relatando casos e resistências ou dificuldades que podem envolver a comunicação com crianças e adolescentes. Para as instrutoras, é importante construir uma relação de cordialidade com os migrantes, focando na empatia para entender os limites da memória e do pensamento delas. Van Elk e Kozica também falaram sobre a importância de manter um diálogo aberto, dando liberdade para que a mente da criança deixe fluir as informações necessárias na entrevista de migração.

A capacitação foi focada na experiência e na prática, onde os presentes tiveram que desenvolver exercícios para detecção de emoções e na troca de experiências entre os próprios colaboradores no trato com migrantes e refugiados. Durante o segundo dia, ainda houve a análise de casos reais que ocorreram durante os atendimentos da DPU aos migrantes venezuelanos em Pacaraima, compilados pela defensora pública federal Roberta Pires Alvim, e um exercício de roleplay, onde foram simuladas entrevistas em casos possíveis envolvendo migrantes vulneráveis.

Sobre o MIEUX

O MIEUX é uma iniciativa da União Europeia (UE) que auxilia os países parceiros e as organizações regionais a gerirem melhor a migração e a mobilidade através da prestação de assistência rápida e personalizada. A iniciativa conjunta é financiada pela UE e executada pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD).

A capacitação em parceria com a DPU ainda será realizada nas seguintes cidades:

28 e 29/11 – Manaus/AM, na sede da DPU
02 e 03/12 – Boa Vista/RR, na sede da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
05 e 06/12 – Brasília/DF, na sede da DPU

DCC/MRA
Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da União